sábado, 13 de julho de 2013



Cada vez mais perto, cometa ISON se aproxima de encontro histórico


Há menos de 5 meses da tórrida aproximação do Sol, o cometa C/2012 S1 ISON ainda não deu as caras e por enquanto não passa de um ponto invisível no céu. Mas essa aparente indiferença está com os dias contados e em breve o cometa será destaque na mídia mundial.

Cometa ISON em maio de 2013

Chamado informalmente de Cometa do Século pelo possível brilho que atingirá, C/2012 S1 ISON ainda está muito longe daquilo que se conhece como cometa. Afinal, nem mesmo os astrônomos experientes, munidos de telescópios de grande abertura, conseguem ver com clareza esse viajante. No entanto, se as previsões astronômicas estiverem corretas, esse pontinho praticamente invisível e sem graça se tornará um dos objetos mais comentados nesse século e isso já está para acontecer.

ISON se encontra entre as órbitas de Marte e Júpiter, a 457 milhões de quilômetros do Sol e 607 milhões de quilômetros da Terra. Apesar de ainda distante, o cometa se desloca a mais de 85 mil km/h, percorrendo por dia cerca 2 de milhões de quilômetros. Quanto mais perto do Sol, mais rápida é sua velocidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!