sábado, 13 de julho de 2013


Tempestade solar deve atingir a Terra entre sexta e sábado

Uma tempestade solar de média intensidade deve atingir a Terra na tarde de sexta-feira e de acordo com a previsão de clima espacial há 40% de produzir blecautes de radiopropagação e auroras polares nas regiões de latitudes elevadas.

Explosão de filamento solar

O evento ocorreu às 15h00 BRT (Horário de Brasília) do dia 9 de julho, depois que um filamento na superfície do Sol se rompeu e ejetou em direção à Terra bilhões de toneladas de massa coronal. A carga de partículas carregadas viaja a cerca de 2 milhões de quilômetros por hora e deverá tocar a magnetosfera terrestre no final da tarde de sexta-feira.

De acordo com modelo de previsão, a tormenta deverá durar cerca de 24 horas, o que poderá elevar para 6 o índice KP que mede a instabilidade na ionosfera. O choque das partículas contra a alta atmosfera da Terra não tem consequências diretas sobre a saúde do ser humano, mas pode provocar tempestades geomagnéticas e indução de correntes nas linhas de transmissão elétrica, causando variações de tensão. Se prolongadas, as tempestades podem até mesmo danificar transformadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!