Telescópio Hubble mostra galáxia a 80 milhões de anos luz |
Que o Universo é repleto de galáxias todo mundo sabe, mas a maior parte das estrelas que vemos no céu pertence à própria Via Láctea. Se quisermos ver estrelas localizadas além do nosso quintal, precisamos enxergar muito, muito longe!
Esta maravilhosa foto feita pelo telescópio espacial Hubble mostra um exemplo das distâncias envolvidas no Universo. A cena retrata a galáxia espiral NGC 6384, situada a 80 milhões de anos-luz de distância na constelação do Ophiuchus, lembrando que 1 ano-luz equivale a cerca de 9 trilhões de quilômetros.
Descoberta em 1863 pelo astrônomo alemão Albert Marth, NGC 6384 tem um tamanho absurdamente grande, com cerca de 150 mil anos-luz de diâmetro. Isso é praticamente o dobro da nossa Via Láctea, que com 75 mil anos-luz caberia na região central da foto feita pelo Hubble.
A cena é bastante emblemática, pois embora seja possível observar centenas de clusters de estrelas ao longo dos braços espirais, todas as estrelas individuais vistas na foto estão contidas na Via Láctea, ainda dentro do nosso quintal. Considerando que nossa galáxia abriga aproximadamente 300 bilhões de estrelas, quantos sóis e possíveis planetas habitáveis existiriam em NGC 6384?
0 comentários:
Postar um comentário