Anel laser melhora as medições dos movimentos da Terra
Para medir o bamboleio, os cientistas desenvolveram um dispositivo com dois feixes de laser que operam em contra-rotação e percorrem um caminho quadrado e fechado, refletido por espelhos. Quando o arranjo é posto a girar, o feixe que é disparado no mesmo sentido de rotação da Terra teria que percorrer mais espaço do que aquele que é disparo no sentido oposto, criando um padrão de interferência que pode ser medido.
No entanto, diferente do experimento de Michelson feito no final do século 19, não é o arranjo que gira e sim a Terra.
"Se estivéssemos próximo a um dos polos, a Terra e os eixos de rotação do laser estariam perfeitamente sincronizados e a velocidade resultante de rotação seria de 1:1, mas na linha do equador o feixe de laser nem notaria que a Terra está girando", explicou Schreiber.
Com esse experimento, mudanças mínimas no eixo de rotação da Terra alteram o padrão de interferência ótica, permitindo aos cientistas não só confirmarem diretamente o balanço de Chandler mas também medir as oscilações anuais, que se mostraram compatíveis com os dados registrados pelo arranjo de 30 radiotelescópios.
|
sábado, 15 de junho de 2013
08:17
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário